Sazonalmente, nas águas do Rio Tapajós, região oeste do Estado do Pará, amazônia brasileira, observa-se verdadeira explosão populacional de cianobactérias,com consequências sobre o provimento de água para populações ribeirinhas, as quais se servem das águas superficiais. Também, é notável o aumento da intensidade dessa explosão em anos mais recentes, possivelmente acarretado pela eutroficação devido ao intenso uso de fertilizantes agrícolas em culturas cada vez mais próximas à margem, em visível desrespeito à regulamentação das matas ciliares. Gostaria de saber mais sobre os riscos da ingestão dessas águas, bem como maneiras de retirá-las ou neutralizar suas consequências.
Um comentário:
Sazonalmente, nas águas do Rio Tapajós, região oeste do Estado do Pará, amazônia brasileira, observa-se verdadeira explosão populacional de cianobactérias,com consequências sobre o provimento de água para populações ribeirinhas, as quais se servem das águas superficiais. Também, é notável o aumento da intensidade dessa explosão em anos mais recentes, possivelmente acarretado pela eutroficação devido ao intenso uso de fertilizantes agrícolas em culturas cada vez mais próximas à margem, em visível desrespeito à regulamentação das matas ciliares.
Gostaria de saber mais sobre os riscos da ingestão dessas águas, bem como maneiras de retirá-las ou neutralizar suas consequências.
Postar um comentário